Promover o direito à leitura, valorizar a cultura amazônica e conectar crianças ao poder da imaginação. Esse é o propósito da campanha Uma Dose de Imaginação, que ocorre durante todo o mês de janeiro, com encontros com autores regionais e arrecadação de livros para o Instituto Nacer, organização que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é da rede Santo Remédio, cujas unidades recebem os encontros semanais.
O convidado deste sábado (17) é Jan Santos (Jandir Silva dos Santos), que estará recebendo o público e autografando obras a partir das 10h. Escritor premiado, doutorando em Educação na Amazônia e professor de linguagens, Jan dedica há mais de uma década sua obra à valorização da floresta, de seus povos e mitos, por meio da literatura fantástica. A ação será realizada na unidade da Djalma Batista, nº 946.
Com cinco livros publicados — entre eles “Rudá – filho da terra e das estrelas” (2023) e “O livro do rio: Iguaraguá” (2021), ambos vencedores de prêmios importantes na região Norte —, Jan Santos é hoje uma das vozes mais reconhecidas da literatura amazônica contemporânea. Para o evento, ele apresenta a obra Encantarias, uma coletânea de contos amazofuturistas que convida os leitores a imaginar possibilidades de futuro para a região diante da crise climática.
“Minhas histórias falam de identidade. Quero que as crianças e jovens da Amazônia possam se ver nos livros que leem. Levar encantamento é uma forma de falar de temas sérios com beleza e esperança”, afirma o autor.
Autor multipremiado
Com uma carreira consolidada no gênero da fantasia, Jandir também é roteirista, revisor e cofundador da Feira Literária do Amazonas (FLAMA). Participou de eventos como a Bienal Internacional de São Paulo, o Festival Literário Relampeio e a Odisseia de Literatura Fantástica, ao lado de escritores nacionais e internacionais. Seu trabalho celebra a cultura amazônica em diferentes formatos — contos, poemas, novelas, HQs — e dialoga com todas as idades, especialmente o público infantojuvenil.
“Educar é minha missão de vida. Espero que as famílias vejam nessa ação uma oportunidade de cultivar o hábito da leitura com as crianças. É um pequeno gesto, mas que muda mundos”, diz Jan Santos.
Campanha e doações
Durante todo o mês de janeiro, a campanha Uma Dose de Imaginação arrecada livros infantis novos ou usados, em bom estado, que serão doados ao Instituto Nacer. A ação é um convite para que cada pessoa contribua com um ato simples, mas transformador. Doar um livro é abrir um mundo novo para uma criança.
A campanha também faz alusão a datas importantes para a literatura, como o Dia do Leitor (7), o Dia Internacional da Educação (24) e o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos (30), reforçando que o acesso à leitura é um direito de todos — e pode ser o primeiro passo para uma vida de descobertas, pertencimento e liberdade.
Serviço
Campanha Uma Dose de Imaginação – Doação de livros infantis e encontro com autor local
Av. Djalma Batista, 946 – loja 24h da Santo Remédio
Sábado, 17 de janeiro
A partir das 10h
Entrada gratuita
Doações abertas até o fim do mês em todas as unidades da rede












