Home / CULTURA / Literatura amazônica ganha espaço em ação cultural com doação de livros

Literatura amazônica ganha espaço em ação cultural com doação de livros

Literatura amazônica ganha espaço em ação cultural com doação de livros

Promover o direito à leitura, valorizar a cultura amazônica e conectar crianças ao poder da imaginação. Esse é o propósito da campanha Uma Dose de Imaginação, que ocorre durante todo o mês de janeiro, com encontros com autores regionais e arrecadação de livros para o Instituto Nacer, organização que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é da rede Santo Remédio, cujas unidades recebem os encontros semanais.

O convidado deste sábado (17) é Jan Santos (Jandir Silva dos Santos), que estará recebendo o público e autografando obras a partir das 10h. Escritor premiado, doutorando em Educação na Amazônia e professor de linguagens, Jan dedica há mais de uma década sua obra à valorização da floresta, de seus povos e mitos, por meio da literatura fantástica. A ação será realizada na unidade da Djalma Batista, nº 946.

Com cinco livros publicados — entre eles “Rudá – filho da terra e das estrelas” (2023) e “O livro do rio: Iguaraguá” (2021), ambos vencedores de prêmios importantes na região Norte —, Jan Santos é hoje uma das vozes mais reconhecidas da literatura amazônica contemporânea. Para o evento, ele apresenta a obra Encantarias, uma coletânea de contos amazofuturistas que convida os leitores a imaginar possibilidades de futuro para a região diante da crise climática.

“Minhas histórias falam de identidade. Quero que as crianças e jovens da Amazônia possam se ver nos livros que leem. Levar encantamento é uma forma de falar de temas sérios com beleza e esperança”, afirma o autor.

Autor multipremiado
Com uma carreira consolidada no gênero da fantasia, Jandir também é roteirista, revisor e cofundador da Feira Literária do Amazonas (FLAMA). Participou de eventos como a Bienal Internacional de São Paulo, o Festival Literário Relampeio e a Odisseia de Literatura Fantástica, ao lado de escritores nacionais e internacionais. Seu trabalho celebra a cultura amazônica em diferentes formatos — contos, poemas, novelas, HQs — e dialoga com todas as idades, especialmente o público infantojuvenil.

“Educar é minha missão de vida. Espero que as famílias vejam nessa ação uma oportunidade de cultivar o hábito da leitura com as crianças. É um pequeno gesto, mas que muda mundos”, diz Jan Santos.

Campanha e doações
Durante todo o mês de janeiro, a campanha Uma Dose de Imaginação arrecada livros infantis novos ou usados, em bom estado, que serão doados ao Instituto Nacer. A ação é um convite para que cada pessoa contribua com um ato simples, mas transformador. Doar um livro é abrir um mundo novo para uma criança.

A campanha também faz alusão a datas importantes para a literatura, como o Dia do Leitor (7), o Dia Internacional da Educação (24) e o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos (30), reforçando que o acesso à leitura é um direito de todos — e pode ser o primeiro passo para uma vida de descobertas, pertencimento e liberdade.


Serviço
Campanha Uma Dose de Imaginação – Doação de livros infantis e encontro com autor local
Av. Djalma Batista, 946 – loja 24h da Santo Remédio
Sábado, 17 de janeiro
A partir das 10h
Entrada gratuita
Doações abertas até o fim do mês em todas as unidades da rede

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *