Home / EDUCAÇÃO / Educadora da rede estadual recebe título de professora do ano da Associação Brasileira de Ensino de Biologia

Educadora da rede estadual recebe título de professora do ano da Associação Brasileira de Ensino de Biologia

Educadora da rede estadual recebe título de professora do ano da Associação Brasileira de Ensino de Biologia

Com uma trajetória que envolve Educação Regular e a Educação de Jovens e Adultos, a professora doutora Grace de Lourdes Cardoso, que atualmente leciona a disciplina de Biologia na Escola Estadual (EE) Professor Demostenes Belduque de Araújo Travessa, localizada no bairro Jorge Teixeira, e na EE Nathália Uchôa, localizada no bairro Japiim, trabalha diariamente com o objetivo de transformar, por meio da educação, a vida de todos os alunos que encontra nas escolas.

Todo esse trabalho trouxe para Grace o reconhecimento como o título de “Professora de Biologia do ano de 2025 do Norte do país”, honraria entregue a ela durante a realização do 4º Encontro Regional de Ensino de Biologia (Erebio Norte), promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia, promovida em outubro. Mas para além dos títulos, a professora também enxerga o reconhecimento no dia a dia da sala de aula, trabalhando a educação com paixão, contribuindo para que os estudantes possam conhecer o poder transformador e se apaixonar pelo ensino.

“A minha caminhada na educação começou quando eu ainda estava finalizando o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e iniciando o curso de bacharel. Fui professora temporária no estado de Minas Gerais, e desde então nunca mais parei de atuar na educação, tanto na educação de base, quanto no Ensino Superior”, relembra a professora.

Protagonizar o atendimento ao público na educação, a área que mais transforma a sociedade, é uma realidade na vida de Grace há 23 anos. A professora conta que iniciou seus estudos já na vida adulta, quando conseguiu uma oportunidade após passar grande parte da infância e adolescência trabalhando para se sustentar, após ficar órfã aos 5 anos de idade. Nesse período, enquanto realizava trabalhos domésticos, uma das certezas na vida de Grace é que ela queria trabalhar como “médica de plantas”, o que depois veio a se traduzir na área da biologia.

Grace acredita que pode transformar a vida dos estudantes por meio da educação, pois foi a educação que transformou sua vida. Ao concluir a graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), logo ingressou no mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela mesma instituição. Foi só no doutorado em Diversidade Biológica na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que seu destino encontrou o estado onde construiu toda a sua carreira.

Com diversos projetos culturais, oficinas, rodas de conversa, a professora escolhe, como método pedagógico colocar o aluno como protagonista na sala de aula, incentivando-os a falar em público, expressar seus pensamentos, pensar criticamente para a resolução de problemas e compartilhar o conhecimento.

A história da professora Grace de Lourdes Cardoso mostra que a educação é um direito de todos, em qualquer idade. Hoje, muito além de transmitir o conhecimento acadêmico adquirido em anos de estudo e vivência pedagógica, a professora inspira, orienta, e se conecta com os estudantes com empatia e respeito à diversidade de cada um, potencializando o processo de ensino e aprendizagem da rede pública estadual do Amazonas.

“A marca que eu tenho na minha vida, como estudante, é que eu comecei a estudar bem mais tarde, já com 20 anos de idade, e por isso eu acredito que a educação é fundamental para a formação de qualquer ser humano, e foi a educação que mudou a minha vida”, finalizou.

Fonte: ASCOM/SEDUC

Fonte: ASCOM/SEDUC

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *