O primeiro dia do maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, o “#SouManaus Passo a Paço 2025”, da Prefeitura de Manaus, trouxe à tona a riqueza cultural de Manaus, reunindo aproximadamente 3.000 artistas entre locais e nacionais que irão se apresentar, ao longo de três dias, em diversas modalidades, incluindo música, teatro e dança. O público pôde conferir apresentações inovadoras que transformaram a cidade em um grande palco a céu aberto.

Entre os destaques da noite, o espetáculo “Balões”, do palhaço Jean Paladino, encantou crianças e adultos no Teatro da Instalação. Com 32 anos, Jean é veterano do “#SouManaus” e comemorou no palco seus 15 anos dedicados à arte do palhaço. “Cada apresentação é uma oportunidade de tocar o coração das pessoas e celebrar a alegria da vida a partir do riso”, afirmou o artista.
O espetáculo combina teatro e circo em uma performance interativa que conta a história da organização e arrumação da festa de aniversário do palhaço. O ápice do show acontece quando Jean entra em um balão de dois metros, surpreendendo o público com a ousadia e criatividade do número. O resultado é uma mistura de humor, emoção e encantamento que cativa todas as idades.
O produtor das apresentações do Teatro da Instalação, Kussuda Ricardo, destacou a importância de valorizar os artistas locais e fomentar a cultura na cidade. “Nosso objetivo é criar um espaço democrático, para que talentos de todas as áreas das artes possam se apresentar e se conectar com o público. É uma verdadeira celebração da cultura de Manaus para todas as idades e públicos”, comentou o produtor.
Entre os espectadores, a reação foi unânime. “É incrível ver artistas da nossa cidade ganhando um palco tão grandioso. Senti como se estivesse dentro da própria festa do palhaço”, disse o arquiteto Pietro Montani, 43 anos, que acompanhou a apresentação com os filhos, a esposa e a sogra. O festival “SouManaus Passo a Paço 2025” segue pelos próximos dois dias, 6 e 7/9, prometendo mais shows, espetáculos e experiências culturais únicas para todos.
Fonte: ASCOM/SEMCOM