Home / CULTURA / Após 17 anos, Grande Família se consagra campeã do Grupo Especial 2026

Após 17 anos, Grande Família se consagra campeã do Grupo Especial 2026

Após 17 anos, Grande Família se consagra campeã do Grupo Especial 2026

Após 17 anos, a Grande Família voltou a conquistar o troféu de campeã do Carnaval de Manaus. A escola conquistou o primeiro lugar com 269,4 pontos, em apuração que aconteceu nesta segunda-feira (16), no Sambódromo de Manaus.

O secretário de Cultura, Caio André, destacou o sucesso dos desfiles e o envolvimento popular durante os dias de festa.

“Eu estou muito feliz com tudo o que aconteceu esses dias na avenida. Mostra que o povo amazonense continua e sempre será apaixonado pelo carnaval, pelas suas escolas de samba e pela nossa cultura. As escolas de samba fizeram algo grandioso, histórico. Isso engrandece muito a nossa cultura”, afirmou.

Em 2026, a gigante da zona leste levou para a passarela do samba o enredo “Maracanaú: o Galo Faceiro e o Chamado de São João”. A escola mostrou o São João do Nordeste brasileiro, transformando o Sambódromo de Manaus em uma festa junina.

O vice-presidente da escola, Jorge Granjeiro, celebrou a conquista e ressaltou o esforço coletivo da agremiação: “Estamos aqui e vamos comemorar, porque a gente precisa de

sse momento. Foi muita gente colocando obstáculos, mas conseguimos colocar essa escola na avenida e ser campeões neste carnaval. A diferença da Grande Família foi a emoção. Vamos comemorar esse título e dedicamos à toda a comunidade que fez as nossas fantasias. Nos últimos dias estavam tristes, para baixo, mas não desistiram”, declarou.

Completando o pódio

A segunda colocação ficou para a escola Vitória Régia, que somou 269,2 pontos. A verde e rosa apresentou o enredo “O filho da ilha que encanta o Amazonas”, que contou a história de um menino sonhador do município de Parintins.

O presidente Aluizio Junior destacou o esforço da equipe e o crescimento da agremiação. “A escola estava com muita dificuldade. Nós reconstruímos a escola e fizemos o carnaval em pouco mais de 100 dias da forma que vocês viram. Agora vamos melhorar os erros, consertar o que for preciso e elevar cada vez mais o nível do carnaval. Elevamos o nível com alegorias de ponta. Estamos em paz com o resultado. Foi uma grande conquista para a gente”, afirmou.

Contando o meio século de existência, a Andanças de Ciganos conseguiu conquistar o terceiro lugar, com 268,5 pontos. A escola levou para a avenida o enredo “Os ciganos contam suas andanças: 50 anos de história”, celebrando o jubileu da escola e a imigração cigana.

O presidente Vilson Benayon agradeceu o apoio institucional e celebrou o resultado: “Fui surpreendido com um carnaval muito bonito. Foi um ano de superação, muito trabalho e muita luta. Agradeço à minha família e digo que ano que vem vamos buscar o título”, disse.

Colocação

1º Lugar: GRCES A Grande Família – 269,4 pontos
2º Lugar: GRES Vitória Régia – 269,2 pontos
3º Lugar: GSRES Andanças de Ciganos – 268,5 pontos
4º Lugar: GRES Reino Unido da Liberdade – 268,5 pontos
5º Lugar: GRES Mocidade Independente de Aparecida – 267 pontos
6º Lugar: GRES Vila da Barra – 266,3 pontos
7º Lugar: GRES Unidos do Alvorada – 266,2 pontos
8º Lugar: GRCES Presidente Vargas – 266,1 pontos

Fonte: ASCOM/SEC

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *