Os alunos da rede estadual de ensino do Amazonas que cursam a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio, no ano de 2026, poderão solicitar o pedido de isenção de taxa para o Processo Seletivo Contínuo (PSC), entre os dias 23 e 24 de fevereiro, para ingresso nos processos PSC 2026 1ª Etapa Projeto 2028 e 2ª Etapa Projeto 2027. A solicitação de isenção pode ser realizada no site oficial da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Os alunos da rede pública que desejam solicitar a isenção devem pertencer a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja igual ou inferior a meio salário-mínimo nacional. Realizado pela Ufam, por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), o PSC é um projeto de ingresso ao Ensino Superior constituído de três etapas distintas.
Com o objetivo de incentivar os alunos do Ensino Médio da rede estadual a realizarem os vestibulares, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, é desenvolvido o projeto “Eu na Universidade”, que auxilia os estudantes nas diferentes etapas que antecedem as provas dos vestibulares, incluindo o auxílio aos pedidos de isenção, como afirmou o coordenador do projeto, Alfredo Soares.
“É um projeto que incentiva os alunos a realizarem as inscrições em vestibulares da UEA, da Ufam ou do Ifam, todos os vestibulares públicos. Neste momento, vamos iniciar os trabalhos com a isenção, que serão apenas dois dias. As escolas irão se mobilizar para fazer a inscrição de seus alunos que não tem condições de fazer em casa”, explicou o coordenador.
O pedido de isenção deverá ser realizado única e exclusivamente mediante preenchimento de formulário eletrônico que será disponibilizado no sistema de inscrições em concursos da Compec (PSConcursos), por meio do endereço eletrônico psconcursos.ufam.edu.br.
PSC
A solicitação será efetivada até a data de publicação do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI). A avaliação será aplicada no dia 7 de junho na capital e nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Novo Aripuanã, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé.
Para mais informações acerca do processo seletivo ou dúvidas a respeito da documentação, o candidato ou os responsáveis podem acessar o edital disponível no site da Ufam por meio do link https://compec.ufam.edu.br/.
Fonte: ASCOM/SEDUC












