Home / POLÍTICA / CMM realiza Audiência Pública para debater Reforma da Previdência Municipal

CMM realiza Audiência Pública para debater Reforma da Previdência Municipal

CMM realiza Audiência Pública para debater Reforma da Previdência Municipal

Audiência pública reuniu vereadores, sindicatos e a Manaus Previdência para esclarecer pontos da proposta e discutir regras de transição, tempo de contribuição e idade mínima para aposentadoria

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta segunda-feira (1º de setembro), uma Audiência Pública para discutir a proposta de Reforma da Previdência dos servidores municipais. O objetivo é garantir o equilíbrio financeiro do sistema e assegurar o pagamento das aposentadorias no futuro.

O encontro foi promovido pela 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJJR) e reuniu representantes de sindicatos e associações de servidores da educação, saúde, trânsito, guardas municipais e agentes administrativos. A reunião também contou com a participação da diretora-presidente da Manaus Previdência (Manausprev), Daniela Benayon, que apresentou dados técnicos sobre a situação do sistema previdenciário municipal.

Também participaram da audiência os vereadores Gilmar Nascimento (Avante); Eduardo Alfaia (Avante); Paulo Tyrone (PMB); Rodrigo Guedes (Progressistas) e Sérgio Baré (PRD).

De acordo com o presidente da CCJR, vereador Gilmar Nascimento (Avante), a audiência foi importante para dar clareza ao debate e aproximar as decisões da realidade dos servidores.

“Convidamos a Manausprev, através da sua presidente, a doutora Daniela Benayon, que esteve presente com todo o corpo técnico e pôde esclarecer ponto a ponto a necessidade da reforma. O que buscamos aqui é dar transparência e discutir o projeto de forma democrática, ouvindo sindicatos e categorias, para chegar a soluções que conciliem os interesses dos servidores e do município”, explicou o parlamentar.

Principais mudanças propostas

O projeto destaca como pontos centrais a definição de idade mínima para aposentadoria, o tempo mínimo de contribuição e a nova forma de cálculo do benefício.

Também estão previstas regras de transição para servidores que estão próximos de se aposentar, aposentadorias especiais para pessoas com deficiência e para aqueles que trabalham expostos a agentes nocivos, além de alterações nas regras da pensão por morte.

Impactos e avaliações

Com mais de 40 anos de atuação no serviço público, o servidor Mário Raposo avaliou as mudanças como necessárias para garantir a sustentabilidade do sistema.

“Na minha opinião, é necessário para os servidores atuais e para os que vão entrar via concurso. Eu trabalho há mais de 40 anos no serviço público e acredito que a reforma é importante para garantir o futuro da Previdência”, afirma.

Segundo a Prefeitura de Manaus, os direitos já adquiridos estão assegurados, e mais de 1,1 mil servidores possuem esse benefício garantido.

O vereador Gilmar Nascimento (Avante) reforçou que novas reuniões serão realizadas com as categorias e que a medida também trará reflexos positivos para a economia da cidade. A proposta segue em tramitação na CMM.

Fonte: ASCOM/CMM

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *