Home / SAÚDE / FCecon intensifica consultas no fim de semana para pacientes com câncer de estômago

FCecon intensifica consultas no fim de semana para pacientes com câncer de estômago

FCecon intensifica consultas no fim de semana para pacientes com câncer de estômago

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, neste sábado (17), mais uma ação de intensificação de consultas no fim de semana. O público-alvo, desta vez, são pacientes de consulta de primeira vez diagnosticados com câncer de estômago.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as consultas aos sábados fazem parte da estratégia da SES-AM e FCecon para reduzir o tempo de espera e acelerar o tratamento de pacientes diagnosticados com câncer. Esta é a segunda ação realizada pelo hospital, em 2026, e a FCecon já programa outras para os próximos meses.

Na primeira ação, organizada no dia 3 de janeiro, foram atendidos 31 pacientes, na especialidade de cirurgia oncológica pélvica, que envolve tumores no colo do útero, endométrio e ovário. Essa especialidade é uma das maiores demandas da FCecon.

Neste sábado, foram recebidos 15 pacientes, entre homens e mulheres, diagnosticados com câncer de estômago, um dos cinco mais comuns no estado. Por ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 440 novos casos de câncer de estômago para o Amazonas.

“A intensificação de consultas na Fundação Cecon é importante para a população, pois significa redução do tempo de espera e maior resolutividade para esses pacientes”, disse a secretária Executiva de Assistência da SES-AM, Liege Rodrigues, que acompanhou a ação.

O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou que a iniciativa agiliza o processo de tratamento dos pacientes. “Com os atendimentos aos sábados, aceleramos a primeira consulta e permitimos que o paciente tenha acesso mais rápido ao tratamento, como a cirurgia. É importante também lembrar que este tipo de câncer que estamos atendendo, neste sábado, é um dos cinco mais comuns que temos no estado”, afirma.

O agricultor Adeilson Souza, de 35 anos, foi à unidade acompanhando seu pai Adeildo Sanches, 64, na primeira consulta. Ele relatou que a ação foi positiva. “Para nós, foi muito importante. Somos lá de Itacoatiara. Meu pai tem câncer no estômago e estávamos esperando chamar (para a primeira consulta). Foi bom para a gente, porque foi mais rápido”, disse.

Fonte: ASCOM/SES-AM

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *