Home / AMAZONAS / Adaf convoca produtores para atualização cadastral de animais até 15 de dezembro

Adaf convoca produtores para atualização cadastral de animais até 15 de dezembro

Adaf convoca produtores para atualização cadastral de animais até 15 de dezembro

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) convoca os produtores do Amazonas para a atualização do cadastro dos animais existentes em suas propriedades. A declaração dos rebanhos inicia no dia 1º de novembro e vai até 15 de dezembro, podendo ser feita, presencialmente, em um dos escritórios da Adaf, ou via atendimento remoto durante dias úteis, no Whatsapp (92) 99238-5568.

Para declarar, basta repassar à autarquia a ficha de notificação devidamente preenchida. O cadastro do rebanho é obrigatório e, após a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, compõe uma das estratégias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para viabilizar o controle e rastreio dos animais, mantendo o status sanitário do Amazonas de livre de febre aftosa sem vacinação.

Devem ter os dados atualizados bois, búfalos, cavalos, jumentos, mulas, suínos, cabras, ovelhas, galinhas, perus, patos, aves ornamentais, peixes e abelhas. A febre aftosa é uma doença que prejudica produtores, empresários e famílias rurais, causando a perda da produção, o sacrifício compulsório de animais e a interdição de propriedades.

O descumprimento do procedimento gera o bloqueio da ficha de movimentação – documento que concentra os registros de todas as emissões de Guia de Trânsito Animal (GTA) e declarações da propriedade. Os produtores podem ser multados por animal não cadastrado e por propriedade.

Fonte: ASCOM/ADAF

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *