Home / AMAZONAS / Órgãos ambientais  apreendem cinco toneladas de peixe sem documentação no bairro Educandos

Órgãos ambientais  apreendem cinco toneladas de peixe sem documentação no bairro Educandos

Órgãos ambientais  apreendem cinco toneladas de peixe sem documentação no bairro Educandos

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar, apreendeu, na quinta-feira (23), cinco toneladas de pescado armazenadas sem a documentação exigida pela legislação vigente. A abordagem ocorreu em uma embarcação atracada nas proximidades da Feira da Panair, no bairro Educandos, zona sul de Manaus, e o material foi avaliado em cerca de R$ 50 mil.

A operação resultou na lavratura de Auto de Infração e de Termo de Apreensão e Depósito. O responsável foi nomeado fiel depositário da carga, mantendo a guarda temporária do pescado até que o Ipaam determine a destinação adequada, como doação ou descarte. A comercialização ou alteração do produto é proibida, e foi aplicada multa de R$ 30 mil.

Segundo o Ipaam, a infração se enquadra nos artigos 46 e 70 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que tratam da comercialização, transporte ou armazenamento de produtos de origem animal sem a devida licença ambiental. O órgão destaca que ações como essa fazem parte do esforço contínuo de fiscalização para coibir práticas ilegais e garantir a rastreabilidade da origem dos pescados no Estado.

“Essas operações fazem parte do compromisso do Governo do Amazonas com a preservação dos recursos naturais e o ordenamento ambiental. A atuação do Ipaam tem foco na proteção dos ecossistemas e na garantia de que a atividade pesqueira ocorra de forma sustentável”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto, Gustavo Picanço.

O Ipaam reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp (92) 98557-9454 da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), com envio de fotos, quando possível, para facilitar o atendimento da ocorrência.

Fonte: ASCOM/IPAAM

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *